quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Estado do Amapá terá Chamada Escolar unificada em 2016

Diretores e secretários escolares estiveram reunidos nesta quarta-feira, 7, para planejar o processo da Chamada Escolar 2016. O encontro aconteceu no Campus II da Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

Durante a reunião, técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seed) informaram que as inscrições para o processo em regime de pré-matrícula irá acontecer no período de 13 de outubro a 13 de novembro deste ano. O objetivo é aperfeiçoar o planejamento da oferta de vagas para o ano letivo de 2016.

Devem se inscrever todas as crianças, jovens adultos que estão no ano de 2015 fora da rede estadual de ensino, ou ainda àqueles que estão em processo de mudanças de níveis de ensino, bem como por mudanças de bairros ou de município.

"Nossa campanha é sempre de pedir o apoio dos pais ou responsáveis no sentido de promover a instrução dos filhos na idade escolar correta, e ainda fazer sempre o acompanhamento no ambiente escolar", explicou a coordenadora do Ensino Profissional e Básico da Seed, Edilene Dias.

O processo acontecerá em três fases. A primeira acontecerá em regime de pré- matrícula, com o preenchimento dos dados no sistema relativo a necessidade da vaga de matrícula e a unidade escolar que os pais ou responsáveis tiverem a intenção de matricular o aluno.

Na segunda fase, ocorrerá a confirmação da pré-matrícula na unidade escolar polo em data a ser divulgada. E a última fase que ocorrerá no fim do ano letivo de 2015 com data para a matrícula, que também será divulgada com antecedência.

Ainda segundo Edilene Dias, a Chamada Escolar será unificada, e o novo modelo só foi possível devido ao alinhamento e parceria das instituições envolvidas, bem como uma nova leitura do Ministério Público que cuida do direito do ir e vir, e da educação.

É a primeira vez que acontece a união das duas redes: estadual e municipais de ensino e a extensão para as zonas rurais. A outra inovação é na forma de realização que será toda online, dando comodidade para todos os pais ou responsáveis. "A chamada se faz necessária para que possamos atender satisfatoriamente a demanda e minimizar erros para o período de matrícula", destacou.

A apresentação do sistema online ocorrerá na próxima sexta-feira, 9, no auditório do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) às 10h. O lançamento oficial será realizado no próxima semana, dia 13 de outubro, no templo central da Assembleia de Deus.



Ariane Lopes

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