sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Imposto de Renda 2016 - Dicas

Confira abaixo algumas dicas:
• Resgate a declaração do ano anterior - O programa da Receita Federal permite importar os dados do documento preenchido no ano passado. O arquivo da declaração anterior, bem como o recibo de entrega, deve ficar salvos no computador para facilitar o processo.
• Verifique mudanças nas fontes pagadoras e receitas extras - Se você mudou de emprego no ano passado, recebeu algum prêmio ou pagamento não convencional, é importante resgatar os documentos que comprovem a renda recebida, recisões, etc.
• Verifique se você tem todos os comprovantes de despesas - Esta providência é importante para quem preenche a declaração completa. Gastos com saúde e educação, desde que dedutíveis, podem necessitar de comprovação à Receita. Por esse motivo, é preciso guardar todos os comprovantes e informar os valores corretamente.
• Levante as informações de compra ou venda de bens - A venda de um imóvel com lucro exige, por exemplo, que o contribuinte informe o valor pelo qual ele foi adquirido (sem correção) e qual o ganho obtido com a transação.
• Exija os informes das fontes pagadoras - As empresas e instituições financeiras são obrigadas a fornecer os informes de rendimentos aos contribuintes até o fim de fevereiro. Já os informes de rendimentos bancários podem ser emitidos pelo internet banking, caso não sejam enviados pelo correio.
• Os principais documentos necessários são: comprovante de rendimentos, comprovante com despesas médicas, dentárias, plano de saúde, despesas com instrução e pensão alimentícia, comprovante de contas bancarias, poupança, investimentos, compra de veículos e de imóveis.

IMPOSTO DE RENDA 2016 - PARTE 1

As empresas têm até o dia 29 de fevereiro para disponibilizar aos seus funcionários o comprovante de rendimentos do ano passado – documento necessário para fazer a declaração do Imposto de Renda de 2016. A informação é do supervisor nacional do IR da Receita Federal, Joaquim Adir.

Neste ano, o prazo de entrega do Imposto de Renda começa no dia 1º de março e termina em 29 de abril. Deverá declarar o contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.123,91 em 2015. A expectativa da Secretaria da Receita Federal é de receber 28,5 milhões de declarações em 2016.

O comprovante de rendimentos é necessário para que o contribuinte possa fazer sua declaração do Imposto de Renda. O documento deverá trazer as informações sobre o total dos rendimentos obtidos pelo trabalhador em 2015 e o do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) no período.
A multa por não entregar o comprovante de rendimentos dentro do prazo, ou apresentá-lo com informações incorretas, foi mantida em R$ 41,43 por funcionário, confirmou o Fisco.
Restituições
Os contribuintes que enviarem a declaração do IR no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, também recebem mais cedo as restituições do Imposto de Renda – caso tenham direito a ela. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade. Os valores normalmente começam a ser pagos em junho de cada ano pelo governo e seguem até dezembro, geralmente em sete lotes.


terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Abertas as inscrições para a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras


A Secretaria de Estado da Educação (Seed) informa que estão abertas as inscrições para a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (MSF), competição em equipes para estudantes dos ensinos fundamental 1, 2 e médio. A inscrição deverá ser feita unicamente pela escola, que designará um professor como coordenador responsável. Ele deverá preencher o formulário no site http://redepoc.com/msf/inscricoes.html até o dia 13 de abril de 2016.

A inscrição é gratuita para as escolas públicas e paga para as particulares. Não há limites para a quantidade de classes das escolas interessadas em participar, mas cada classe terá um único time. Criada em 1989 pelo Ministério da Educação da França, a competição envolveu em 2015 mais de 200 mil alunos de 28 países, sendo 30 mil brasileiros. A prova é aplicada em nove diferentes idiomas.

No Brasil, a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras é organizada pela Rede POC – Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento - programa de intercâmbio científico que tem como objetivo estimular o interesse entre os estudantes pela ciência, tecnologia e inovação.

A prova tem uma das questões em uma língua estrangeira, a ser escolhida pela equipe, entre alemão, inglês, francês, espanhol ou italiano. As questões são dissertativas e divididas em três níveis: básico, para o fundamental 1; júnior para o fundamental 2; e sênior para o ensino médio. Todas as escolas receberão um certificado de participação e as classes com melhor desempenho ganharão também medalhas de premiação.

No Brasil, a MSF conta com o apoio do Consulado Geral da França em São Paulo, do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) – uma instituição sem fins lucrativos ligada à Fundação Itaú Social – e da Universidade Metodista de São Paulo.

Cepajob abre inscrições para cursos profissionalizantes


O Centro de Ensino Profissionalizante do Amapá Professora Josiete Oliveira Barroso (Cepajob) ofertará cursos de formação inicial e continuada.  As inscrições poderão ser realizadas nos dias 25 e 26 de fevereiro nas áreas de operador de computador, agente de inclusão digital, programador de sistemas, instalador e reparador de periféricos e administrador de bancos de dados.

Ao todo são 125 vagas para jovens a partir de 16 anos, com carga horária para todos os cursos de 160h, nos turnos da manhã e tarde. Para os cursos de administrador de bacos de dados e instalador e reparador de periféricos também é necessário ter como pré-requisito conhecimentos básicos de informática.

Com a oferta destes cursos buscamos promover a formação profissional de jovens, articulada com as demandas locais. Além de contribuir para o acesso da nossa juventude ao mercado de trabalho”, disse Wladimir Haroldo Cunha, diretor do Cepajob.

As inscrições deverão ser feitas na secretaria do centro no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, com a previsão para o início das aulas para o dia 1 de março. Os interessados devem estar munidos de documentação pessoal como CPF, RG e Comprovante de Residência. O Cepajob está localizado na Av. Maria Quitéria, 316 – Buritizal.


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Seed anuncia segunda chance para realização de matrícula na rede estadual

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) informa que a partir das 10h desta segunda-feira, 1º de fevereiro, será reaberto o Sistema de Matrícula (Sismatri) para aqueles que ainda não realizaram a matrícula escolar da rede estadual de ensino. O portal poderá ser acessado pelo endereço www.prematricula.ap.gov.br, até às 23h59min do dia 5 de fevereiro.
O site é claro e objetivo. O usuário (pai, responsável ou aluno) deverá inserir os dados solicitados no site, como nome do aluno, endereço, escola que tem interesse em estudar, sendo que serão disponibilizadas as opções de unidades escolares que possuem vagas.
Os servidores que trabalharam no primeiro momento do processo de matrícula escolar continuarão orientando a população nas Centrais de Atendimento montadas no auditório da Seed, e nas 70 Escolas Estaduais polos.
Segundo os dados parciais fornecidos pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), a rede estadual de ensino forneceu 24.823 novas vagas nas unidades escolares. O processo de pré-matrícula on-line computou 19.955 inscrições realizadas no período de 18 a 22 de janeiro, nos municípios de Macapá e Santana.
A coordenadora de Educação Básica e Profissional da Seed, Edilene Dias, esclarece aos pais ou responsáveis que após a pré-matrícula on-line, eles terão até dois úteis para fazerem a entrega da documentação dos alunos nas unidades escolares.
Mais informações pelos contatos das Centrais de Atendimento: 98808-9515, 99105-3870 e 98110-3025.

Edital do Processo Seletivo do Centro Danielle Mitterrand será lançado no dia 1º de fevereiro

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) informa que o edital para o Processo Seletivo 2016 do Centro Estadual de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand será divulgado nesta segunda-feira dia 1º de fevereiro, no endereço eletrônicowww.processoseletivo.ap.gov.br Serão oferecidas 500 vagas, sendo 250 vagas para o 1º semestre e 250 vagas para o 2º semestre, para o Curso de Língua Francesa de longa duração, com ingresso no 1º nível.
As inscrições poderão ser feitas no período entre 10h00min do dia 15 de fevereiro até às 23h59min do dia 20 de fevereiro de 2016, exclusivamente via internet, no site do processo seletivo, mediante o preenchimento do formulário de inscrição.
A prova será aplicada no dia 06 de março de 2016, com duração de 03h (três) horas, com início às 09h e término às 12h.
O resultado será divulgado e afixado no quadro de avisos do Centro Estadual de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand e no site do Governo do Estado, www.processoseletivo.ap.gov.br, no dia 21 de março de 2016.
A aula inicial para o 1º semestre de 2016 está prevista para o dia 04 de abril de, e para o 2º semestre está prevista para iniciar no dia 08 de agosto de 2016.

FIES 2106

O Ministério da Educação (MEC) vai divulgar nesta segunda-feira (1º) o resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). O resultado deve ser consultado pelo site http://fiesselecao.mec.gov.br.
Até 20h de sexta-feira (29), 547.230 candidatos fizeram a inscrição para tentar o benefício. Neste semestre, o Fies oferece 250.279 vagas de financiamento em 1.337 instituições de educação superior.
Cursos como engenharias, formação de professores e áreas de saúde têm a prioridade das vagas. O benefício também prioriza cursos com melhores índices de qualidade, com conceitos 4 e 5.
O Fies é uma das três principais iniciativas do governo federal na gestão do ensino superior. Enquanto o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) seleciona para vagas em universidades públicas e o Prouni (Programa Universidade para Todos) concede bolsas em instituições particulares, o Fies oferece contratos de financiamento com foco em alunos de baixa renda.
Investimento
O MEC prevê investir R$ 18,7 bilhões em contratos do Financiamento Estudantil (Fies) neste ano. No ano passado, o governo utilizou R$ 17,8 bilhões para este fim.

Se avaliado apenas o investimento com o Prouni, de acordo com a Receita, a previsão é de que neste ano o governo deixe de arrecadar R$ 1,27 bilhão em impostos para custear bolsas em instituições privadas.

De acordo com o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2016, a previsão orçamentaria para o ano do ministério é de 96,5 bilhões. No ano passado, após o orçamento aprovado foi de 103,3 bilhões. O PLOA 216 ainda precisa ser aprovado no Congresso.

O Fies foi criado em 1999, quando foram destinados R$ 141 milhões para financiar o curso superior de alunos de baixa renda. No ano seguinte, em 2000, o gasto do governo subiu para R$ 854 milhões. Em 2008, os contratos de financiamento estudantis já ultrapassavam a casa de R$ 1,1 bilhões.

Novas regras
Somente pode se inscrever para concorrer a um contrato do Fies o estudante que fez o Enem(Exame Nacional do Ensino Médio) a partir da edição de 2010 e obteve média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, além de nota na redação diferente de zero.

A partir de agora, os candidatos serão classificados de acordo com a nota do Enem. Em caso de empate, o critério será a maior nota na redação, seguida pelas maiores notas nas provas de linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.
Além disso, é critério possuir renda familiar mensal bruta per capita de até dois salários mínimos e meio. Não pode participar do programa quem já tem um diploma de ensino superior.