A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou a abertura oficial do Censo Escolar de Educação Básica 2015, nesta quarta-feira, 27. O evento ocorreu no auditório da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e reuniu gestores das escolas públicas, técnicos, pedagogos e responsáveis pelo censo. A última quarta-feira de maio é emblemática para a educação, por ser o Dia Nacional do Censo Escolar, por isso, é referência para a coleta dos dados educacionais.
A primeira etapa da coleta de dados para o Censo Escolar da Educação Básica de 2015 iniciou-se em 27 de maio. Nesta fase, que irá até 31 de julho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recolherá informações detalhadas sobre escolas, alunos, professores e turmas de todas as etapas e modalidades da educação básica do país. As informações deste levantamento estatístico serão utilizadas por gestores, pesquisadores e a comunidade escolar.
O Censo Escolar é importante para a contribuição de políticas públicas e aquisição de programas do Ministério da Educação, subsídios para a merenda e transporte escolar. Além disso, o apoio dos gestores e responsáveis pela inserção de dados, tendo em vista os prazos, é de extrema relevância para atingirmos as metas", destacou o assessor técnico do Centro de Pesquisas Educacionais (Cepe) da Seed, Laércio Góes.
O preenchimento dos formulários caberá aos diretores e responsáveis pelas escolas, por meio do Educacenso – sistema de coleta de dados via internet no portal do Inep. Para a secretária de Educação, Conceição Medeiros, o levantamento estatístico compreende a educação básica em suas diferentes etapas: infantil, fundamental, ensino médio e profissional de nível técnico; modalidade ensino regular, educação especial e de jovens e adultos.
"O trabalho tem a definição e a implementação de políticas orientadas para a promoção da qualidade do ensino. Os dados contêm informações detalhadas, que colaboram para subsidiar a definição de políticas públicas educacionais, bem como a distribuição de recursos da União para Estados e municípios. O levantamento estatístico-educacional mostra, também, informações sobre professores, alunos e turmas", destacou Medeiros.
Participaram da abertura do Censo Escolar 2015, o secretário de Relações Institucionais, Jorge Amanajás; a coordenadora-geral do Centro de Apoio Operacional de Infância e Juventude, Judith Teles; o presidente do Conselho Estadual de Educação do Amapá, Eunice Bezerra de Paula; o interlocutor suplente da Seed junto ao Inep, Augusto Cezar Brito; entre outros representantes de instituições ligadas à educação.
Ariane Lopes
Nenhum comentário:
Postar um comentário