quinta-feira, 28 de maio de 2015

Jogos Escolares 2015

Estudantes na cerimônia de abertura dos Jogos Escolares no Amapá (Foto: Rafael Moreira/GE-AP)

Estudantes das redes pública e particular de ensino lotaram o estádio Milton de Souza Corrêa, o 'Zerão', em Macapá, na na tarde desta quarta-feira (27) para a abertura da etapa local dos Jogos Escolares 2015, de 12 a 14 anos. Cerca de 115 escolas, públicas e particulares de diversos municípios do Amapá, participam da competição. O ponto alto da abertura foi o acendimento da tocha olímpica pelo taekwondista e campeão mundial, Venilton Torres e outros medalhistas amapaenses.

Os jogos iniciam com as modalidades coletivas basquete, vôlei, futsal, handebol e futebol na quinta-feira (28), com partidas de futsal às 8h no ginásio do Trem e a partir das 9h no Avertino Ramos. Os confrontos acontecerão até o dia 3 de junho. Já no dia dois é "cada um por si" nas modalidades individuais de capoeira, atletismo, natação, tênis de mesa, xadrez, caratê, luta olímpica e ciclismo. Já os Jogos Escolares de 15 a 17 anos iniciam em a partir do dia 4 de junho com as modalidades individuais. Os esportes coletivos só começarão no mês de agosto. 

Edinoelson Trindade, secretário de Desporto e Lazer do Amapá (Foto: Rafael Moreira/GE-AP)

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Edinoelson Trindade, os Jogos Escolares são uma ótima oportunidade para descorir novos talentos no esporte amapaense. Trindade também afirmou que a pista de atletismo do estádio 'Zerão', que está marcada para ser inaugurada no dia 20 de junho, estará liberada para receber receber o pessoal do atletismo. 
- Esta competição é conhecida por revelar grandes atletas do esporte amapaense como o Venilton, no taekwondo, Julio Vilhena, no judô e Caio Lobato no tênis de mesa. Agora temos uma grande pista de atletismo que para mim é uma das melhores do mundo e com certeza estará à disposição para receber os atletas - contou o secretário. 

Venilton Torres percorreu o estádio com a tocha olímpica e falou sobre a emoção de ter sido o atleta que abriu a competição. O taekwondista também deixou uma dica para os atletas que estão começando no esporte e tem o sonho de irem longe no esporte. 
- É uma emoção muito grande para mim, pois uma das primeiras competições que participei foi os Jogos Escolares onde até disputei a etapa nacional. A minha dica para esses estudantes que estão começando no esporte é dedicação, pois é preciso suar a camisa se quiserem chegar no topo das duas modalidades - disse Venilton Torres.

Fonte GE- Amapá

Estado do Amapá inicia a coleta de dados para o Censo Escolar 2015

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou a abertura oficial do Censo Escolar de Educação Básica 2015, nesta quarta-feira, 27. O evento ocorreu no auditório da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e reuniu gestores das escolas públicas, técnicos, pedagogos e responsáveis pelo censo. A última quarta-feira de maio é emblemática para a educação, por ser o Dia Nacional do Censo Escolar, por isso, é referência para a coleta dos dados educacionais.

A primeira etapa da coleta de dados para o Censo Escolar da Educação Básica de 2015 iniciou-se em 27 de maio. Nesta fase, que irá até 31 de julho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recolherá informações detalhadas sobre escolas, alunos, professores e turmas de todas as etapas e modalidades da educação básica do país. As informações deste levantamento estatístico serão utilizadas por gestores, pesquisadores e a comunidade escolar.

O Censo Escolar é importante para a contribuição de políticas públicas e aquisição de programas do Ministério da Educação, subsídios para a merenda e transporte escolar. Além disso, o apoio dos gestores e responsáveis pela inserção de dados, tendo em vista os prazos, é de extrema relevância para atingirmos as metas", destacou o assessor técnico do Centro de Pesquisas Educacionais (Cepe) da Seed, Laércio Góes.

 O preenchimento dos formulários caberá aos diretores e responsáveis pelas escolas, por meio do Educacenso – sistema de coleta de dados via internet no portal do Inep. Para a secretária de Educação, Conceição Medeiros, o levantamento estatístico compreende a educação básica em suas diferentes etapas: infantil, fundamental, ensino médio e profissional de nível técnico; modalidade ensino regular, educação especial e de jovens e adultos.

"O trabalho tem a definição e a implementação de políticas orientadas para a promoção da qualidade do ensino. Os dados contêm informações detalhadas, que colaboram para subsidiar a definição de políticas públicas educacionais, bem como a distribuição de recursos da União para Estados e municípios. O levantamento estatístico-educacional mostra, também, informações sobre professores, alunos e turmas", destacou Medeiros.

Participaram da abertura do Censo Escolar 2015, o secretário de Relações Institucionais, Jorge Amanajás; a coordenadora-geral do Centro de Apoio Operacional de Infância e Juventude, Judith Teles; o presidente do Conselho Estadual de Educação do Amapá, Eunice Bezerra de Paula; o interlocutor suplente da Seed junto ao Inep, Augusto Cezar Brito; entre outros representantes de instituições ligadas à educação.





Ariane Lopes

terça-feira, 26 de maio de 2015

INFORMAÇÕES SOBRE O ENEM 2015

INFORMAÇÕES SOBRE O ENEM 2015

A taxa de inscrições subiu para R$ 63,00, e o prazo para pagamento termina às 21 horas e 59 minutos do dia 10 de junho.  Alunos do 3º ano matriculados em Escolas Públicas não pagam. As provas estão confirmadas para os dias 24 e 25 de outubro. O ministro da educação Renato Janine Ribeiro espera mais de 9 milhões de candidatos. O Enem é ‘um caminho de oportunidades: abre portas para vagas no Sisu, Prouni, Pronatec e Ciência Sem Fronteiras.

Novidades do Enem 2015: Candidatos que têm opção sexual definida poderão optar pelo uso do ‘nome social’, e inclusive poderão usar os banheiros do sexo para o qual fizeram a sua opção. Os cartões de prova não serão mais enviados pelo correio, e deverão ser baixados apenas por download na internet. Serão 19 mil locais de prova em outubro. E, quem estiver com mais de 18 anos no dia da prova ainda pode solicitar na inscrição a obtenção de Certificado do Ensino Médio se fizer pelo menos 450 pontos em cada uma das provas objetivas e 500 na Redação.

Dados para a Inscrição Enem 2015

Na hora de fazer a inscrição, tenha a mão seu RG e seu CPF. Você também vai precisar informar a escola onde estuda ou onde concluiu o Ensino Médio. Logo abaixo há um Passo a Passo com todas as informações necessárias para concluir a sua inscrição.

Todos podem se inscrever no Enem 2015. Não há limite de idade e nem pré-requisito de escolaridade!

Muita gente pensa que ‘só pode fazer o Enem’ quem está terminando o Ensino Médio, ou quem já terminou e tem mais de 18 anos. Mas não é nada disso. Não há limite de idade. Todos que fizerem a inscrição podem fazer a prova.
Embora o exame se destine para os alunos que estão concluindo o Ensino Médio em 2015, estudantes que ainda estão no 1º ou 2º anos do ensino médio também podem participar como “treineiros”. Quem faz supletivo e quem concluiu o ensino médio antes de 2015 também. Mesmo que não concluiu o ensino médio, mas estudou e quer formalizar os seus conhecimentos, pode participar e obter através do Enem o certificado de Conclusão do Ensino Médio.

Então, sim, vale a pena fazer o Enem 2015!

Além disso, a nota do Enem pode mudar a sua vida. Uma boa nota abre as portas da Universidade Pública, dos Institutos Federais, vale na disputa de Bolsas do Prouni, de financiamentos pelo Fies, e de bolsas de estudo no exterior pelo Ciência Sem Fronteiras.

Começam inscrições para Enem 2015

terça-feira, 5 de maio de 2015

Nossa Missão



Nossa missão é oferecer excelência no ensino, com métodos modernos para uma aprendizagem dinâmica, estimuladora em todos os processos que possam levar os nossos educandos à construção de conceitos, valores, atitudes e habilidades.

Através do desenvolvimento do pensamento crítico-lógico do aluno, fornecendo-lhe os meios necessários para a resolução dos problemas inerentes aos conteúdos trabalhados e diretamente interligados ao nosso cotidiano.

Buscando formar pessoas intelectualmente ativas e independentes, capazes de estabelecer relações interpessoais, bem como se comunicarem e evoluírem permanentemente, intervindo de maneira consciente e ativa na nossa sociedade.