Estudantes das redes pública e particular de ensino lotaram o estádio Milton de Souza Corrêa, o 'Zerão', em Macapá, na na tarde desta quarta-feira (27) para a abertura da etapa local dos Jogos Escolares 2015, de 12 a 14 anos. Cerca de 115 escolas, públicas e particulares de diversos municípios do Amapá, participam da competição. O ponto alto da abertura foi o acendimento da tocha olímpica pelo taekwondista e campeão mundial, Venilton Torres e outros medalhistas amapaenses.
Os jogos iniciam com as modalidades coletivas basquete, vôlei, futsal, handebol e futebol na quinta-feira (28), com partidas de futsal às 8h no ginásio do Trem e a partir das 9h no Avertino Ramos. Os confrontos acontecerão até o dia 3 de junho. Já no dia dois é "cada um por si" nas modalidades individuais de capoeira, atletismo, natação, tênis de mesa, xadrez, caratê, luta olímpica e ciclismo. Já os Jogos Escolares de 15 a 17 anos iniciam em a partir do dia 4 de junho com as modalidades individuais. Os esportes coletivos só começarão no mês de agosto.
Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Edinoelson Trindade, os Jogos Escolares são uma ótima oportunidade para descorir novos talentos no esporte amapaense. Trindade também afirmou que a pista de atletismo do estádio 'Zerão', que está marcada para ser inaugurada no dia 20 de junho, estará liberada para receber receber o pessoal do atletismo.
- Esta competição é conhecida por revelar grandes atletas do esporte amapaense como o Venilton, no taekwondo, Julio Vilhena, no judô e Caio Lobato no tênis de mesa. Agora temos uma grande pista de atletismo que para mim é uma das melhores do mundo e com certeza estará à disposição para receber os atletas - contou o secretário.
Venilton Torres percorreu o estádio com a tocha olímpica e falou sobre a emoção de ter sido o atleta que abriu a competição. O taekwondista também deixou uma dica para os atletas que estão começando no esporte e tem o sonho de irem longe no esporte.
- É uma emoção muito grande para mim, pois uma das primeiras competições que participei foi os Jogos Escolares onde até disputei a etapa nacional. A minha dica para esses estudantes que estão começando no esporte é dedicação, pois é preciso suar a camisa se quiserem chegar no topo das duas modalidades - disse Venilton Torres.
Fonte GE- Amapá