sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

NOTA DE FALECIMENTO


Perder uma mãe será sempre um golpe terrível e do qual jamais recuperamos totalmente, mas perder uma mãe tão querida e amiga quanto a sua, ainda mais. Os nossos pêsames, professora Sâmia.

Lamentamos mesmo muito, e gostaria de poder, de alguma forma, aliviar seu sofrimento, pois sei como você era chegada à sua querida mãe, como eram amigas inseparáveis. 

Infelizmente este é o desfecho inevitável para todos, mas sei que aceitar tão cruel despedida é quase impossível. Mas faça por isso, e pense que sua mãe viveu uma vida plena e feliz e que deixa uma filha linda, forte, corajosa e que ela quereria ver você lutando pela sua felicidade. 

Agora dói demais, eu sei, mas com o tempo ficará mais leve e no lugar de tão grande sofrimento restará uma eterna e profunda saudade, através da qual sua mãe estará sempre presente.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Segunda fase de matrículas na rede estadual inicia em janeiro

Por: Ariane Lopes - 29/12/2015 - 20:51 (site da SEED)
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) esclarece que as matrículas do ano letivo de 2016 iniciarão a 2ª fase online, no período de 18 a 22 de janeiro.  O objetivo é aperfeiçoar o processo, evitando filas e possibilitando um maior planejamento das unidades escolares, a fim de cumprir a lei e garantir o direito à educação.
O processo de matrícula para o ano letivo de 2016 iniciou com a Chamada Escolar realizada nos meses de outubro e novembro de 2015. O levantamento detectou 25 mil novos alunos que devem ingressar no ensino ofertado pelo Estado no próximo ano.
O passo seguinte se dará através do reordenamento entre as redes de ensino (Estado e municípios de Macapá e Santana, que já concluiu essa etapa no início do mês de dezembro.
Seguindo o cronograma, o Estado e o município de Macapá passarão pelos mesmos procedimentos no período de 6 a 13 de janeiro, quando serão alinhados todos os detalhes de acolhida dos novos alunos, como por exemplo, projeção da oferta de vagas, modalidades de ensino, organização da equipe técnica, entre outros.
A coordenadora de Educação Básica e Profissional da Seed, Edilene Dias, explica que as mudanças nas matrículas ocorreram para melhor atender a sociedade. Ela diz ainda que desde o início da gestão já estava se planejando a mudança que sinalizava uma matrícula diferenciada para evitar filas ou até mesmo casos de sorteios de vagas.
“Para alcançar a meta foi criado um sistema online para dar mais comodidade aos pais ou responsáveis. A página na internet é conversativa, o que facilita a utilização. As escolas montam um mapa com o número de vagas de modo que, esgotada a capacidade de alunos em uma determinada escola, será utilizada outra opção, e assim por diante”, ressaltou.  
A última fase será a entrega documental, que começará no dia 25 de janeiro estendendo-se até 3 de fevereiro e será dividida em fases: nos dias 25 e 26 será especificamente para matrículas de alunos no ensino fundamental I, dias 28 e 29 para o ensino fundamental II e de 1 a 3 de fevereiro de 2016 acontece a confirmação para o ensino médio.
O calendário de matrículas também aponta o período de 1 a 16 de fevereiro de 2016 para os pais que não participaram, por ventura, do processo de matrículas para terem também a oportunidade de acessarem o sistema para um novo cadastro. Serão disponibilizadas pelo Governo do Estado centrais de atendimento para orientações e acesso facilitado.
Serão dois pontos de apoio, no Conselho Tutelar da Zona Sul e Norte com acompanhamento dos técnicos da Seed, assim como todas as escolas estarão disponíveis para o processo. “A matrícula deverá ser efetivada de fato na terceira e última fase, quando os responsáveis realizarem a entrega documental nas escolas. A data para o procedimento será informada na finalização da 2ª fase pelo sistema. É importante ressaltar que o Estado assegura a vaga e não o local onde o aluno pretende estudar, caso estejam esgotadas todas as vagas. O processo está sendo acompanhado pelo Ministério Público”, disse Edilene Dias.
Os interessados podem acessar o site nas datas previstas. O endereço eletrônico é www.chamadaescolar.ap.gov.br

sábado, 9 de janeiro de 2016

Como calcular a nota do Enem

Essa pergunta é bem simples de responder, mas pode ser complexa dependendo do por que se quer calcular a média das notas do Enem. A média simples é calculada somando as notas das cinco provas, incluindo a redação, e dividindo por cinco. A complexa é quando uma universidade estabelece peso para cada uma das provas, assim a média seria a soma das cinco notas dividida pela soma dos pesos. Difícil? Esse cálculo pode causar certa confusão mesmo, por isso disponibilizamos abaixo uma ferramenta que calcula a média do Enem.

ATENÇÃO: os pesos estão nos sites das universidades, no edital de adesão ao SiSU ou no edital do vestibular. Para ProUni e Fies coloque peso 1 em todas as provas.

 A média simples é usada no Programa Universidade para Todos (ProUni) e na maioria dos vestibulares e processos seletivos feitos através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). No caso do ProUni, para concorrer às bolsas de estudo é preciso que a média seja pelo menos de 450 pontos, sem que a redação seja zerada, além dos pré-requisitos de renda. Algumas instituições de ensino, como a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), estabelecem pesos para cada uma das provas do Enem, que podem variar até de acordo com o curso. Por exemplo, a prova de Matemática pode ter peso maior para um curso de exatas e menor para um de humanas.

Para fins de comparação, a média nacional do Enem é cerca de 500 pontos

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

ALISTAMENTO MILITAR AGORA É ON LINE




Jovens podem fazer alistamento militar pela internet em nove estados
De acordo com o Exército, 1,7 milhão de jovens que completam 18 anos este ano têm que se alistar no país. Prazo vai até 30 de junho.

A partir de agora os jovens podem fazer o alistamento militar pela internet em nove estados do Brasil.
O alistamento online é um projeto piloto e por enquanto vale para o Maranhão e mais 8 estados brasileiros: Amapá, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Santa Catarina e Sergipe. Começou no dia primeiro e vai até 30 de junho.

Cerca se 1,7 milhão de jovens que completam 18 anos este ano têm que se alistar no país. Os jovens convocados precisam apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou equivalente, como identidade, carteira de motorista ou de trabalho, entre outros.

http://www.alistamento.eb.mil.br/

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Nota do Enem sai na sexta, dia 8, e inscrição no Sisu abre na segunda

As duas primeiras semanas de 2016 definem o futuro de milhões estudantes no Brasil: as notas do Enem 2015 serão divulgadas na próxima sexta-feira, dia 8 de janeiro. Na semana seguinte, os estudantes poderão usar as notas obtidas no Exame Nacional para fazer inscrição para as vagas em universidades públicas oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O sistema começa a funcionar na segunda-feira, dia  11 de janeiro, e o prazo vai até 23h59 do dia 14 de janeiro.
O Enem 2015 foi realizado nos dias 24 e 25 de outubro.

O estudante pode se inscrever em até duas opções de vaga. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro na página do Sisu e nas instituições de ensino superior. As matrículas ocorrem nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Assim como na edição anterior, só haverá uma chamada.
Entre os dias 18 de janeiro e 29 de janeiro os candidatos que não foram convocados para sua primeira opção podem manifestar interesse em aderir a lista de espera. Caso sobrem vagas, as instituições poderão convocar os alunos da lista.

Espelho da redação
No início de dezembro, a Justiça decidiu que o espelho da redação do Enem 2015 deve ser disponibilizado junto com as notas individuais de cada candidato, previstas para o início de janeiro 2016. A decisão, com abrangência nacional, é da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).
Em nota, o Inep afirmou que recorreria da decisão, e disse que o espelho da redação do Enem é divulgado com "fins pedagógicos" e que o processo de correção é seguro.
"O texto é avaliado por dois corretores independentes. Se houver discrepância acima de 100 pontos entre as notas dos dois corretores, a redação é submetida ao crivo de um terceiro corretor. Caso permaneça a diferença, a redação fica a cargo de uma banca de três especialistas", diz o texto.